terça-feira, 9 de abril de 2013

Parelhas receberá melhorias nos sistemas de abastecimento e esgotamento

A cidade de Parelhas vai receber duas importantes obras que vão melhorar o sistema de esgotamento sanitário atual. O Governo do Estado, por meio da Companhia de Águas e Esgotos do Rio Grande do Norte (Caern), vai construir uma nova Estação de Tratamento de Esgotos (ETE) contendo três lagoas de tratamento e três estações elevatórias para bombeamento de esgoto. Com o novo sistema, será alcançada uma eficiência de até 99,99% na remoção de coliformes fecais.

Além desta obra, será ampliada a atual cobertura de esgotamento, que passará a quase 100% na área urbana. Essas obras trarão conseqüências positivas diretas para a saúde pública, além de proporcionar o desenvolvimento social e econômico, como no campo do turismo e da construção civil. Com a ampliação da rede, por exemplo, passará a ser atendido o bairro de São Sebastião, uma aglomeração urbana antiga da cidade de Parelhas, e que atualmente não dispõe de nenhuma estrutura de esgotamento sanitário.
 
O investimento em esgotamento sanitário tem sido uma das prioridades do Governo do Estado, já que o seu funcionamento traz inúmeros benefícios para a população, tais como, melhorias no meio ambiente, no urbanismo e, principalmente, reflete na saúde pública, pois evita as doenças de veiculação hídrica.  A previsão de conclusão é 2014, e o sistema oferecido será capaz de atender às futuras demandas populacionais na área pelos próximos 20 anos.
 
OBRA
 
Iniciada em novembro, a ampliação da estrutura de esgotamento sanitário representa um investimento de R$ 8,1 milhão, com recursos oriundos de convênio entre a Caern e a Fundação Nacional de Saúde (Funasa), dentro das ações do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC). De imediato, serão atendidas 4.800 pessoas na área urbana, por meio das 1.181 ligações residenciais de esgotos, totalizando 39 quilômetros de dutos. 
 
ABASTECIMENTO
 
Ainda em Parelhas, paralelas às obras de esgotamento, a Caern investe recursos próprios para a ampliação do sistema de abastecimento de água, que deverá ser concluída em julho. O objetivo é levar água a quem mora nas partes mais altas da cidade, beneficiando aproximadamente 130 famílias. A obra inclui a instalação de 1,5 quilômetro em de rede de distribuição (tubos de 150 mm e 300mm de diâmetro), construção de um booster (conjunto motobomba que lança água da parte mais baixa para área elevada), de reservatório elevado com capacidade para 50 mil litros de água e, ainda, a substituição de dois quilômetros de rede de cimento amianto por dutos de PVC.  A sua execução encontra-se em fase de assentamento da rede de distribuição e construção de um reservatório.


Por Assecom RN 

Nenhum comentário:

Postar um comentário