quinta-feira, 11 de abril de 2013

Presidente da Câmara recebe prefeitos potiguares em Brasília



Brasília (DF) – O deputado federal Henrique Eduardo Alves se reuniu com vários prefeitos do Rio Grande do Norte, em Brasília, ao longo desta semana. A maioria deles pediu ao presidente da Câmara dos Deputados para que as soluções emergenciais contra a seca na região sejam, de fato, executados e novas medidas sejam tomadas. Os prefeitos também solicitaram ao deputado apoio para apresentação de projetos e a liberação de recursos junto aos ministérios destinados a realização de pequenas obras, muitas delas decorrentes de emendas parlamentares.

O prefeito de Pau dos Ferros, Fabrício Torquato, buscou junto ao presidente apoio para a expansão do abastecimento urbano em dois bairros. Ele apresentou sugestão de uma adutora expressa da barragem de Santa Cruz, em Apodi, até Pau dos Ferros. 
O reservatório local, do DNOCS, segundo o prefeito, dispõe de apenas 14% da capacidade e, além de abastecer a maior cidade da região, ainda atenderá 13 municípios das 26 cidades que serão interligadas com a adutora do alto oeste em fase de conclusão. O projeto da adutora expressa está sendo elaborado pela Secretaria de Recursos Hídricos e deverá custar R$ 40 milhões.

A seca e o saneamento urbano também foram os assuntos apresentados ao deputado Henrique Alves pelos prefeitos Expedito Salviano, de Venha Ver, também no alto oeste, e Jáckson Bezerra, de Afonso Bezerra, no sertão central. Segundo Expedito, uma adutora de 40 km entre Icó, no Ceará, e o município potiguar resolveria o problema de abastecimento local e, a partir de Venha Ver, por gravidade, a água chegaria nas cidades de São Miguel, Cel. João pessoa, Dr. Severiano e Encanto, todas elas abastecidas por carro-pipa.

Já o prefeito Jáckson, acompanhado do presidente da Associação dos Pequenos Pecuaristas do Sertão de Angicos (APASA), Marcone Angicano, relatou o drama vivido pelos 500 pequenos produtores de leite da região que estão perdendo os rebanhos por falta de água e ração. 

A situação é igual a do município de Pedro Avelino, na mesma região. O prefeito Sérgio Cadó  pediu apoio ao deputado Henrique Alves para os projetos do município inscritos no Sistema de Convênios do governo federal (SICONV). O presidente também recebeu o prefeito Luis Antônio, de Pedra Preta, com demanda semelhante.

Na região metropolitana de Natal, o trânsito e o turismo foram as preocupações apresentadas ao presidente Henrique Alves pelos prefeitos Fernando Cunha, de Macaíba e Klaus Rego, de Extremoz. O prefeito de Extremoz pediu apoio para que Secretaria do Patrimônio da União libere uma área a ser urbanizada na praia de Pitangui. 

Para Macaíba o prefeito apresentou o projeto de uma ponte sobre o rio Jundiaí, na RN-060, encurtando o caminho entre a cidade e a BR-226. O custo da ponte está orçado em R$ 12 milhões.

Assessoria de Imprensa
twitter: @ HenriqueEalves
Fotos: J Batista e Rodolfo  Stuckert

Vivaldo apresenta moção de congratulação aos 180 anos de emancipação política de Acari


A cidade de Acari está comemorando nesta quinta-feira, 11 de abril, a sua festa de emancipação política. O deputado estadual Vivaldo Costa apresentou no plenário da Assembleia Legislativa Moção de Congratulação ao município.

Celebrando 180 anos, Acari é considerada uma das cidades mais limpas do Brasil, tem seu destaque no cenário nacional e estadual. Com uma educação que é referência, o município apresenta um dos melhores IDH (Índice de Desenvolvimento Humano) do estado. 

“Meus parabéns ao povo acariense, uma cidade bonita, que hoje comemora seus 180 anos. Quero em nome do prefeito Isaias Cabral levar meu fraterno abraço a todo povo da cidade de Acari, terra das cordilheiras”, disse Vivaldo. Por Assessoria de imprensa 

Médicos brasileiros anunciam um avanço contra o anti-câncer

Já existe vacina anti-câncer (pele e rins). Foi desenvolvida por cientistas médicos brasileiros uma vacina para esses dois tipos de cânceres, e que se mostrou eficaz tanto no estágio inicial como em fase mais avançada.

A vacina é fabricada em laboratório utilizando um pequeno pedaço do tumor do próprio paciente. Em 30 dias está pronta, e é remetida para o médico oncologista do paciente. 


Nome do médico que desenvolveu a vacina:José Alexandre Barbuto
Hospital Sírio Libanês - Grupo Genoma.


Telefone do Laboratório: 0800-7737327 - (falar com Dra. Ana Carolina ou Dra.. Karyn, para maiores detalhes)


http://www.vacinacontraocancer.com.br

Circuito Saúde passará por mais três municípios potiguares

Crianças recebendo atendimento odontológico. 
Foto: Moraes Neto


Depois de oferecer serviços de saúde 
em São Paulo do Potengi, projeto visitará em abril as cidades de Mossoró, Caicó e Nova Cruz


Depois de oferecer uma manhã inteira de serviços de saúde gratuitos na cidade de São Paulo do Potengi, o projeto Circuito Saúde – idealizado pelo Sistema Fecomércio/RN, por meio do Sesc – irá a mais três cidades potiguares. Dia 17/04, chega à Comunidade do Fio, em Mossoró; no dia seguinte, visita o Sesc Seridó, em Caicó e, no dia 23/04, finaliza o itinerário na Praça Central de Nova Cruz. Todas as atividades são oferecidas das 8h nas 12h. 

Os serviços de saúde gratuitos que integram a programação incluem aferição de pressão, exame de tracoma (uma doença oftálmica), detecção de HIV, vacinação e orientações em saúde. O prefeito de São Paulo do Potengi – cidade que foi o ponto de partida do projeto este ano –, José Leonardo, enfatizou a relevância da ação. “É muito importante a parceria do Sesc em mais uma ação ligada à saúde da população. Ficamos felizes pelos serviços oferecidos e muito aguardados pelo povo”. A parceria com o município e estado é realizada por meio das Secretarias de Saúde.

Mas o Circuito Saúde não se resume a atividades na área. Um espaço voltado à recreação infantil é montado nas cidades visitadas, com biblioteca, tenda recreativa com oficinas, pinturas em rosto e em revistas, pula-pula e outros atrativos para a criançada.

Serviço:
O quê? Circuito Saúde 2013
Onde?
Mossoró: 17/04, na Comunidade do Fio
Caicó: 18/04, no Sesc Seridó
Nova Cruz: 23/04, na Praça Central
De que horas? Das 8h às 12h
ENTRADA GRATUITA

Dois consórcios disputarão pela licitação do Maracanã

O escolhido ganhará o direito de administrar o Maracanã pelos próximos 35 anos

Rio de Janeiro, RJ, 11 (AFI) - O governo do Rio anunciou nesta quinta-feira que dois consórcios irão concorrer pela licitação do Maracanã. 

Marcada para começar às 10 horas desta quinta, a abertura dos envelopes com as propostas de concessão do estádio aconteceu quase uma hora e meia depois do previsto e definiu que o "Complexo Esportivo e Cultural do Rio de Janeiro", formado pelas empresas Construtora OAS S.A., Stadion Amsterdam N.V. e Lagardere Unlimited, travará uma disputa com o consórcio "Maracanã SA", formado pela Odebrecht Participações, IMX Venues e AEG Administração de Estádios do Brasil. 

A revelação das propostas ocorreu em meio a um clima tenso, pois protestos ocorreram pela manhã, em frente ao Palácio Guanabara, sede do governo do Estado do Rio, fato que acabou provocando atraso na revelação dos envelopes com as propostas. O consórcio vencedor desta licitação ganhará o direito de administrar o Maracanã pelos próximos 35 anos, sendo que essa disputa está sendo motivo de grande polêmica. 

O presidente da comissão de licitação do estádio, Luiz Roberto Silveira Leite, foi alvo de protestos dos deputados estaduais Marcelo Freixo e Janira Rocha, ambos do PSOL, que alegaram que a abertura da sessão com a abertura dos envelopes só poderia ser iniciada com a presença livre de cidadãos que teriam o interesse de acompanhá-la. 

Os dois deputados, porém, foram informados por PMs que controlam o acesso ao prédio do Palácio Guanabara que o governador Sérgio Cabral (PMDB) teria proibido a entrada dos dois. 

E, por causa dos protestos que ocorreram em frente à sede do governo do Rio, o governo do Rio acabou restringindo a entrada de populares no local em um primeiro momento, antes de permitir que uma comissão de protestantes entrasse no auditório para acompanhar a sessão posteriormente. Agora o governo irá analisar as propostas de concessão do estádio, depois de uma briga jurídica ter antecedido a abertura dos envelopes com as propostas de licitação. 

Primeiro o Ministério Público do Rio de Janeiro (MPRJ) havia entrado com uma ação civil pública que pedia a anulação do processo de concessão do Maracanã à iniciativa privada, a suspensão da demolição das estruturas do entorno do estádio - notadamente o estádio de atletismo Célio de Barros e o parque aquático Júlio de Lamare - e que essas estruturas sejam mantidas em funcionamento. O MPRJ alegou que havia várias irregularidades no processo, a começar pelo fato de a empresa IMX, do empresário Eike Batista, ter redigido o estudo de viabilidade e também se candidato a gerir o Maracanã por 35 anos. 

O que fere a Constituição, segundo o promotor Eduardo Santos de Carvalho. Após o pedido do MP, a juíza Roseli Nalin, do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro, decidiu na noite desta quarta-feira suspender o processo de licitação do Maracanã. Porém, ainda na noite da última quarta, a liminar do MPRJ que impedia a licitação foi cassada pela desembargadora Leila Mariano, presidente do Tribunal de Justiça (TJ) do Estado do Rio. Agência Estado

Seleção Brasil em Cena abre inscrições para oficina de dramaturgia

O período de inscrições é de 15 a 23 de abril,com vagas limitadas 

O Sistema Fecomércio, através do Sesc, realiza de 25 a 27 de abril, o projeto “Seleção Brasil em Cena”, através da oficina de dramaturgia com o roteirista e diretor carioca, Walter Daguerre. Para participar da atividade é necessário antes se inscrever em uma das 20 vagas oferecidas, no período de 15 a 23 de abril, através dos emails: nmsilva@rn.sesc.com.br e n.nilton@gmail.com. A validação da inscrição também será através de email.

A oficina destina-se a estudantes, classe teatral, dramaturgos, encenadores, pesquisadores e estudantes da área, e será realizada na Sala de Seminários do Sesc Centro, em Natal, em horários distintos. Nos dias 25 e 26, das 19h às 22h, e dia 27 de abril, das 14h às 17h.

Seleção Brasil em Cena
O projeto “Seleção Brasil em Cena” é um concurso de dramaturgia para novos autores com patrocínio do Centro Cultural Banco do Brasil e parceria Sesc. Desde a 4ª edição, em 2010, foram realizadas oficinas de dramaturgia por todo país.

Walter Daguerre
Dramaturgo, roteirista e diretor carioca. Em seu currículo constam 15 peças de teatro encenadas, entre elas: “Projeto K”, “História de amor Líquido”, dirigida por Paulo José e “Mecânica das Borboletas”, dirigida por Paulo de Moraes.

Serviço:
O quê? 
Inscrições para a oficina Brasil em Cena
Quando? De 15/04 a 23/04, pelos emails: nmsilva@rn.sesc.com.br e n.nilton@gmail.com
Informações: 3211-5577 (Nilton Marques - Setor de cultura)

COPA DO BRASIL - RESULTADOS DA PRIMEIRA RODADA

Primeira Fase
1ª RODADA
3/04 - 16h00Resende-RJ2 x 1Caxias-RS
3/04 - 16h00Ceilândia-DF0 x 0Ceará-CE
3/04 - 16h00Bangu-RJ1 x 2Betim-MG
3/04 - 19h30Brasil-RS0 x 1Atlético-PR
3/04 - 20h30Cianorte-PR2 x 1Grêmio Barueri-SP
3/04 - 20h30Guarani-J-CE1 x 2Santa Cruz-PE
3/04 - 20h30Noroeste-SP0 x 0Criciúma-SC
3/04 - 20h30Veranópolis-RS1 x 0Santo André-SP
3/04 - 21h30Nacional-AM2 x 0Águia-PA
3/04 - 22h00Vitória da Conquista-BA0 x 1Sport-PE
3/04 - 22h00Naviraíense-MS0 x 0Portuguesa-SP
3/04 - 22h00Rio Branco-AC0 x 2Internacional-RS
3/04 - 22h00Remo-PA0 x 1Flamengo-RJ
4/04 - 21h50Itabaiana-SE0 x 3Ponte Preta-SP
10/04 - 20h30Oratório-AP1 x 3Goiás-GO
10/04 - 20h30Arapongas-PR1 x 0São Caetano-SP
10/04 - 20h30Gurupi-TO2 x 3América-MG
10/04 - 20h30Salgueiro-PE2 x 0Boa Esporte-MG
10/04 - 20h30Santa Cruz-RN0 x 0ASA-AL
10/04 - 20h30Volta Redonda-RJ1 x 0Avaí-SC
10/04 - 20h30Luziânia-DF0 x 0Fortaleza-CE
10/04 - 20h30Desportiva-ES1 x 4Figueirense-SC
10/04 - 20h30Cametá-PA0 x 7Atlético-GO
10/04 - 20h30Aracruz-ES1 x 1Joinville-SC
10/04 - 20h30Campinense-PB0 x 1Sampaio Corrêa-MA
10/04 - 20h30Tupi-MG1 x 0Luverdense-MT
10/04 - 20h30Confiança-SE1 x 0Guarani-SP
10/04 - 21h00Ji-Paraná-RO0 x 1América-RN
10/04 - 21h00São Raimundo-RR0 x 2Paysandu-PA
10/04 - 21h30Fast Clube-AM1 x 1CRB-AL
10/04 - 22h00CSA-AL0 x 3Cruzeiro-MG
10/04 - 22h00Águia Negra-MS0 x 2Bragantino-SP
10/04 - 22h00Flamengo-PI2 x 2Santos-SP
10/04 - 22h00Mixto-MT2 x 1Vitória-BA
10/04 - 22h00Crac-GO3 x 1Náutico-PE
11/04 - 20h30Parnahyba-PIxABC-RN
11/04 - 21h30São Bernardo-SPxParaná-PR
11/04 - 21h50Maranhão-MAxBahia-BA
17/04 - 19h30Sobradinho-DFxBotafogo-RJ
18/04 - 19h30Sousa-PBxCoritiba-PR

Nenhum comentário:

Postar um comentário