sexta-feira, 13 de junho de 2014

Chuva forte e transporte precário marcam 1º dia de Copa em Natal

Torcedores enfrentaram dificuldades para chegar à Arena das Dunas. Em campo, o México venceu Camarões por 1 a 0.
Torcedores de México e Camarões na entrada Sul da Arena das Dunas (Foto: Jocaff Souza/GloboEsporte.com)Torcedores de México e Camarões na entrada da Arena das Dunas (Foto: Jocaff Souza/GloboEsporte.com)







                                                                                                                  No dia histórico em que recebeu seu primeiro jogo de Copa do Mundo, a capital potiguar sofreu com as chuvas que caíram desde o início da manhã. O tempo chuvoso dificultou a ida dos torcedores nesta sexta-feira (13) à Arena das Dunas e causou transtornos em toda a cidade. O funcionamento precário do transporte público - com ônibus em greve desde a quinta-feira (12) e falta de táxis - também gerou muitas queixas. As chuvas ainda causaram o cancelamento da Fifa Fan Fest após o alagamento de ruas que ficam no entorno do local da festa, na praia do Forte. Dentro de campo, a primeira partida do Mundial em Natal terminou com vitória do México sobre Camarões por 1 a 0.
Mexicanos voltaram a pé da Arena das Dunas, em Natal (Foto: Fernanda Zauli/G1)Mexicanos voltaram a pé da Arena das Dunas
(Foto: Fernanda Zauli/G1)
Horas antes de a bola rolar na Arena das Dunas, os torcedores já sentiam dificuldade para chegar ao estádio. Embaixo de muita chuva, mexicanos acenavam em vão para táxis e ônibus na avenida Engenheiro Roberto Freire, que liga o bairro de Ponta Negra à BR-101. Os veículos que passavam estavam lotados. "Não tem táxi nem ônibus. Está bem difícil de chegar, mas não perco esse jogo por nada. Se precisar vou andando", afirmou o comerciante mexicano Juan Fernandez, de 32 anos.

De fato, muitos torcedores optaram por ir caminhando para o local do jogo. No shopping Cidade Jardim, no bairro de Capim Macio, na zona Sul, mexicanos se queixaram da falta de ônibus circular. De acordo com eles, havia a informação de que haveria um ônibus saindo do shopping com destino à Arena das Dunas. Cansados de esperar, os torcedores foram ao estádio a pé.
Comerciantes lucraram vendendo capas de chuva antes do jogo em Natal (Foto: Fernanda Zauli/G1)Comerciantes lucraram vendendo capas de chuva
(Foto: Fernanda Zauli/G1)
Com a forte chuva, muitos procuraram se abrigar em paradas de ônibus, bares e restaurantes. Despreparados para a chuva, os torcedores compraram capas de ambulantes. Os comerciantes cobraram R$ 30 por cada unidade.

Depois do jogo, muitos torcedores voltaram andando para os hotéis onde estavam hospedados - a maioria deles no bairro Ponta Negra e na Via Costeira, onde se concentra a rede hoteleira de Natal. Além de torcedores a pé, vans e táxis passavam lotados.
Deslizamento aconteceu na avenida Dinarte Mariz, no trecho da Praia de Miami, na orla de Natal (Foto: Léo Carioca/Futura Press/Estadão Conteúdo)Deslizamento aconteceu na avenida Dinarte Mariz, no trecho da Praia de Miami, na orla de Natal (Foto: Léo Carioca/Futura Press/Estadão Conteúdo)
Deslizamento de terra, inundação de túnel e ruas alagadas
As chuvas que caíram em Natal nesta sexta provocaram vários transtornos à população. A água causou alagamentos, deslizamentos e abriu buracos pelas ruas da cidade. A pior ocorrência registrada aconteceu na praia de Miami, na zona Leste, onde a terra tomou conta da pista e arrastou veículos


A rua Jaguarari, na zona Sul, ficou completamente alagada, dificultando o trânsito na região. O túnel da rua Raimundo Chaves, que faz parte do complexo viário da Arena das Dunas, também foi ficou repleto d'água. A obra ainda está em construção, com entrega prevista para este domingo (15).
Na avenida Prudente de Morais, um poste de identificação da via foi arrancado com a força da chuva e abriu um buraco no chão.
Desalojados
Uma mãe e quatro filhos firacaram desalojados, segundo o secretário municipal de Defesa Social, Paulo César Ferreira da Costa. Ele confirmou que as vítimas tiveram a casa onde moram alagada. A família reside no bairro Pajuçara, na zona Norte de Natal.
Ainda de acordo com o secretário, os cinco foram acomodados em uma sala do ginásio Nélio Dias, também na zona Norte.
Felipe Gibson, Rafael Barbosa e Fernanda Zauli
Do G1 RN

Nenhum comentário:

Postar um comentário